Monday, March 31, 2014

Guia para Experiências de Mapeamento Comunitário

As experiências de mapeamento comunitário tem sido cada vez mais utilizadas como forma de reivindicar e assegurar direitos territoriais de povos e comunidades tradicionais.

O presente Guia pretende fornecer elementos que apoie mas comunidades a produzirem seus próprios mapas. Ele contem 12 módulos, cada um com suas unidades constituintes. Os módulos cobrem uma serie de tópicos relacionados como mapeamento comunitário, tais como: antecedentes das práticas de mapeamento, considerações éticas da prática de mapeamento, métodos de mapeamento, efeitos do uso de tecnologias de informação espacial e escolha do método.

A difusão do uso do Guia propõe-se a propiciar que as comunidades tradicionais produzam a representação geográfica, a documentação e os meios de comunicação dos conhecimentos que dispõem sobre seus territórios.

Estas experiências devem desenvolver-se sob o controle das próprias comunidades, permitindo-lhes o dialogo com atores externos para a defesa e a reivindicação dos seus direitos.

Para mais informações ou para a obtenção de cópias do guia, entre em contato

Prof. Henri Acselrad
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Email: henri@ippur.ufrj.br

No comments: